GIOVANA ZIMERMANN
NA PELE – MIS (2012)
A exposição retrospectiva Na Pele (2012) apresentou fotografias de dois projetos realizados no sistema prisional de Santa Catarina: O Lugar do Outro,2004 com imagens do Centro Educacional São Lucas, e Escreva a Frase que te Liberta, 2005 com fotos do Presídio Feminino de Florianópolis.
O projeto Escreva a Frase que te Liberta começou em 2004 com um caderno onde as detentas eram convidadas a escrever sobre liberdade, revelando histórias profundas de perda, violência e desejos de reintegração familiar. Aos poucos, a artista percebeu que as tatuagens das mulheres carregavam narrativas poderosas, transformando o corpo em um campo de memórias e identidade. As tatuagens, muitas feitas no presídio, revelavam temas como amor, dor e resistência, tornando o corpo um espaço político e de autonomia.
Em 2005, o projeto foi exposto no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Florianópolis, junto com um fórum sobre a profissionalização das mulheres em reclusão, no qual foi exibido o documentário O Cárcere e a Rua (2004) de Liliana Sulzbach.
Em setembro de 2012, o projeto foi apresentado na Universidade Paris 7, em Paris, por meio de um prêmio de intercâmbio do Ministério da Cultura. Como contrapartida, a exposição foi relançada no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis, no espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).