GIOVANA ZIMERMANN
SELFIE – Festival de Esculturas do Rio (2019)
Local: Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20
Período: 21 de junho a 04 de agosto de 2019
A instalação SELFIE foi apresentada na 4ª edição do Festival de Esculturas do Rio, realizado de junho a agosto em quatro importantes instituições do Centro do Rio de Janeiro: Casa França-Brasil, Museu Nacional de Belas Artes, Centro Cultural Correios e Paço Imperial. O festival contou com a participação de 53 artistas, tanto nacionais quanto internacionais, que trouxeram uma rica diversidade de origens e linguagens, proporcionando ao público uma experiência sensorial única, que incluiu elementos visuais, táteis e sonoros.
A instalação SELFIE explora o desejo humano de ser notado, apreciado e reconhecido, mas também critica o uso obsessivo das selfies nas redes sociais, que tem sido associado a transtornos como solidão, baixa autoestima, narcisismo e egocentrismo. O design é da palavra selfie, escrita no alfabeto braille, onde os pontos são representados por espelhos redondos (ready-made), criando uma reflexão sobre o fenômeno cultural contemporâneo dos autorretratos.
A psicanálise define o self como uma instância psíquica que contém os elementos que formam a personalidade, mas que não abarca o núcleo genuíno da existência do indivíduo. SELFIE questiona essa obsessão pela autoimagem e a busca incessante por validação externa.
Um texto explicativo impresso em braille, é incluído na instalação, garantindo que pessoas com deficiência visual possam acessar o conceito da obra.