top of page
Logo_zimermann.png

 GIOVANA ZIMERMANN

IMzimermanngz4.jpg

EsperançAr-te (2022)

O projeto EsperançAr-te nasceu da necessidade de promover arte pública como ferramenta de transformação social e resistência à violência urbana. Inspirados em Henri Lefebvre, entendemos que a arte é uma ferramenta essencial para promover liberdade e transformação social. Suzanne Lacy, por exemplo, valoriza a colaboração comunitária na criação de arte pública, enquanto Joseph Beuys acreditava no poder transformador da arte por meio da "escultura social".

Em março de 2022, o projeto EsperançAr-te, promoveu uma imersão artística na Escola de Educação Básica Rosinha Campos, e no Parque Abraão, em Florianópolis - SC. O evento contou com oficinas de teatro, música e grafite, e teve como destaque a intervenção na obra de arte pública "Equilíbrio", doada ao parque em 2020. A obra, que simboliza o equilíbrio necessário na vida contemporânea, foi alvo de vandalismo, mas foi restaurada com a participação da comunidade local e o apoio da Lei Aldir Blanc.

Com a participação de mais de 400 crianças da Escola de Educação Básica Rosinha Campos, o projeto promoveu oficinas abertas de teatro, grafite e música, integrando a juventude às práticas artísticas como ferramentas de expressão e empoderamento.

Para Giovana Zimermann, idealizadora do projeto, "EsperançAr-te é acreditar na revolução cultural com a juventude como protagonista. É levantar, ir atrás e não desistir." O projeto, premiado em 2020 e realizado em 2022, busca consolidar-se como uma série contínua de eventos de arte pública, conectando comunidade, arte e transformação social. Novas edições do EsperançAr-te estão sendo planejadas, com o objetivo de continuar promovendo o diálogo entre arte urbana, comunidade e transformação social, sempre com a juventude no centro das ações.

Avenida dos Búzios, 3200 Jurerê Internacional – Florianópolis - SC. 

bottom of page