GIOVANA ZIMERMANN
Para Escutar a Cidade (2017)
A escultura é um convite poético à escuta urbana. Seu conceito estético se revela em elementos como um estetoscópio que ausculta, uma corneta que anuncia e uma luminária que ilumina, simbolizando o apelo à "escuta da cidade". A luz, em formato de diamante, representa a preciosidade dessa escuta, enquanto o espelhamento do aço sugere mescla e aceitação do outro. A pedra base, gravada com a frase-título em vários idiomas, entre os quais: árabe, espanhol, francês, chinês, italiano, javanês, tailandês, vietnamita, persa, português, macedônio e, até, uma língua artificial, esperanto. Assumindo a universalidade da questão. Para escutar a cidade surge da influência de diversos autores que pensaram sobre a cidade. Manguel destaca a importância de ouvir visionários, poetas e cineastas, enquanto Calvino, expressando poeticamente suas preocupações urbanas, ressalta que o valor de uma cidade está na resposta que oferece às nossas perguntas. Essa reflexão integra a escultura, destacando a necessidade fundamental de ouvir a cidade.